sexta-feira, 9 de julho de 2010

Crumble de Frutas Vermelhas

Ontem eu tava assistindo o programa da Nigella que eu adoro e ela fez um crumble de frutas vermelhas, na mesma hora ja fiz pra ver se era bom.
Fica gostoso, mas falta um pouco de açúcar pro meu gosto!
Eu ja tinha feito um crumble mas com maçãs, também fica ótimo.
Então ai vai a receita da Nigella, se gostar de doce bem doce como eu coloque um pouco mais de açúcar, se não tiver as frutas vermelhas, pode colocar maçã, abacaxi ou o que preferir que fica muito bom também.
Ela dá uma dica bem legal pra quem não tem muito tempo e vive na correria, faça a farofa antes e congele, as frutas vermelhas também são congeladas, entao se você tiver estes ingredientes prontos, o crumble é muito rápido de fazer.




Crumble de Frutas Vermelhas

300g de frutas vermelhas congeladas (ou 6 maçãs descascadas e fatiadas)
3 colheres de sopa de açúcar vanille (se tiver este açúcar pode usar o comum mesmo)
200g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
100g de manteiga
6 colheres de sopa de açúcar demerara (pode usar o comum)

Numa forma de torta, ou refratario, ou onde preferir, misture as frutas vermelhas com as 3 colheres de sopa de açúcar vanille.
Misture com as pontas dos dedos a farinha, o fermento, a manteiga e o açúcar demerara até formar uma farofa.
Cubra as frutas com esta farofa e leve ao forno por mais ou menos 40min.
Sirva quente com uma bola de sorvete de creme ou chantilly, ou coma frio puro mesmo pq é uma delicia!

*eu coloquei meio limão espremido pra ficar azedinho, e um pouco mais da açúcar pra equilibrar.

* se for fazer de maçã coloque o suco de meio limão, mais uma colher de sopa de açúcar e uma pitada de canela.

Agora é só fazer a farofa, congelar e quando der vontade, manda ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário